A 7ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul enviou equipes a Palmeiras das Missões, e o Departamento de Gestão de Desastres mobilizou a empresa de fornecimento de energia elétrica e outras secretarias estaduais para eventuais necessidades, visto danos pelo temporal da tarde de ontem. Os estragos foram registrados em todos os bairros, ainda na área rural. As aulas da rede municipal de ensino estão suspensas nesta sexta-feira em Palmeira das Missões. Houve repasse de lonas para cobertura emergencial de imóveis. Até por volta das 10 horas e 30 minutos de hoje, haviam sido registradas 1.872 pessoas atingidas, total de 469 famílias.
A Administração Municipal providencia materiais para auxílio às famílias afetadas. O cadastro preliminar é realizado no CRAS, bairro Céu Azul. Na rede de ensino, o Colégio Estadual Três Mártires teve parte do telhado arrancado pela força do vento. Também houve o lançamento do telhado de uma casa noturna sobre a Avenida Independência, que danificou postes e essas estruturas atingiram dois veículos. Além disso, a cobertura de um ginásio de esportes foi arremessada sobre a rua Moisés da Silva Martins, com danos à fiação elétrica.
Estragos de grande monta são contabilizados principalmente nas regiões sul e leste da cidade de Palmeira das Missões. Apesar da gravidade dos danos materiais, não houve registro de feridos. O Departamento de Gestão de Desastres da Defesa Civil estadual articulou ainda na noite de ontem o envio de telhas de fibrocimento para apoio aos afetados em Palmeira das Missões.