Busca rápidaX

MANCHETES

Câmara de Ijuí instaura CPI para investigar mudanças no Plano Diretor e distribuição de áreas

6 de abril de 2026

A Câmara de Vereadores de Ijuí vai instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, para apurar ações relacionadas à execução do novo Plano Diretor e à distribuição de áreas no município. A proposta é de autoria do vereador Almiro Fortes, PL.

Em entrevista à Rádio Progresso, o parlamentar explicou que a iniciativa surgiu a partir da identificação de alterações no zoneamento urbano de Ijuí. Segundo ele, há recorrentes pedidos de mudança em áreas específicas, alguns tramitando há vários anos.

Almiro destacou que participou, no ano passado, de uma audiência pública em que uma proposta de alteração de área foi rejeitada. No entanto, chamou atenção o fato de que, no início deste ano, o mesmo pedido voltou a tramitar. De acordo com o vereador, essa proposta já foi analisada cerca de quatro vezes, sem aprovação.

Diante disso, foi convidada a promotora Diolinda Hannusch para participar de uma reunião das comissões do Legislativo, com o objetivo de debater o tema. O vereador ressaltou a importância da participação da promotora, que apresentou situações que se arrastam há anos no município. Conforme o entendimento apresentado, a alteração proposta pode gerar impactos significativos, especialmente para moradores próximos a áreas industriais, com possíveis reflexos ambientais.

As áreas em discussão estão localizadas em direção ao Parque de Exposições, nas proximidades do bairro Lambari, onde há empresas já instaladas. Almiro enfatizou que o Legislativo não pretende, em hipótese alguma, gerar insegurança jurídica para essas empresas.

O vereador também alertou para a necessidade de cautela na liberação de novos condomínios próximos a regiões industriais em expansão. Segundo ele, é fundamental avaliar com responsabilidade o processo de expansão urbana no município.

A CPI terá como objetivo analisar todas as áreas concedidas nos últimos cinco anos dentro das diretrizes do Plano Diretor. Almiro afirmou que é preciso evitar a formação de uma “indústria imobiliária” irregular em Ijuí, ressaltando que, embora o setor seja ativo, deve atuar dentro da legislação vigente.

Outro ponto que chamou atenção, conforme o parlamentar, foi o fato de que a provocação ao conselho partiu de uma empresa que possui cerca de 400 metros quadrados, mas que propõe a alteração de um zoneamento que abrange 16 hectares.

A Comissão Parlamentar de Inquérito terá prazo de 120 dias para concluir os trabalhos. A instalação oficial da CPI ocorre na sessão desta segunda-feira, dia 6, quando também serão definidos os integrantes da comissão.

Fonte: Rádio Progresso
error: Conteúdo protegido!