Uruguaios O município de Ijuí avança na estruturação de quatro novas etnias. Ontem, durante assembleia da Ueti – União das Etnias de Ijuí – foi aprovada a alteração de sócios aspirantes para sócios efetivos dos núcleos dos uruguaios, argentinos e franceses. Segundo a vice-presidente da Ueti, Luciana Schmidt, essa mudança ocorre pelo fato que esses núcleos estão com o estatuto social alinhado ao estatuto social da União das Etnias. O núcleo Tcheco, outro existente na Colmeia do Trabalho, também já possui essa organização, porém ainda aguarda tramitação para passar a sócio efetivo.
Luciana Schmidt comenta que esses quatro grupos já se constituem como centros culturais, ou também, de forma ampla como etnias, com fundação, diretorias, CNPJ e estatutos próprios. No entanto, ainda não possuem estrutura no parque de exposições Wanderley Burmann, com terrenos e casas típicas. Porém, já efetuam requisição na prefeitura para conseguirem essas áreas. Com toda essa estruturação, Ijuí tem 13 etnias. A mais recente que construiu casa no parque foi a japonesa.
Ontem, após aprovação como sócio efetivo da Ueti, o núcleo de cultura argentina de Ijuí celebrou a alteração e frisou que agora passa a se denominar Centro de Cultura Argentina de Ijuí. Ainda foi destacado que a caminhada em Ijuí fortalece a identidade e consolida o espaço dos argentinos dentro da diversidade cultural do município. Além disso, esse momento representa a valorização da história e das tradições.
E os uruguaios também se manifestaram nas últimas horas e citaram que o dia 28 de abril de 2026 é uma data histórica para a Coletividade Uruguaia, com se denomina o centro cultural, pois no Uruguai se diz coletividade e não etnia. Segundo o Centro Cultural Uruguaio, em Ijuí, a conquista de sócio efetivo na Ueti é fruto de dedicação, união, preservação da cultura e do amor pelas raízes. Já os franceses, em Ijuí, ressaltaram que a conquista chega apenas dois anos após a fundação e reflete o trabalho de um grupo dedicado ao crescimento do movimento cultural no município.