Foto: Acervo/RPI Com o fechamento do cadastro eleitoral devido às eleições gerais do Brasil deste ano, até o pleito, em outubro, não é mais possível confeccionar título eleitoral, alterar dados do documento, transferir o domicílio eleitoral, coletar biometria, dentre outros serviços. O prazo terminou quarta-feira. A responsável pelo Cartório Eleitoral de Ijuí, Sônia Heinke, explica que no momento é permitido, apenas, alguns serviços.(Abaixo, áudio de Sônia Heinke)
Pendências com a Justiça Eleitoral só poderão ser regularizadas a partir de 3 de novembro deste ano. Quem não solicitou o título ou não regularizou a situação dentro do prazo não poderá votar no pleito de outubro. Apenas podem ser solicitados emissão de certidões eleitorais, pagamento de multas, impressão do título de eleitor e consultas à situação eleitoral.
Sônia Heinke se disse surpresa com o número de adolescentes que compareceu no Cartório Eleitoral de Ijuí nos últimos dias para fazer o primeiro título eleitoral, antes do fechamento do cadastro eleitoral. Heinke acredita que foi a maior procura dessa natureza das últimas eleições.
Houve muito comparecimento de menores de 16 e 17 anos para fazer o primeiro título, mas também de adolescentes que vão completar 16 anos até a data da eleição, em outubro. Trata-se de público que não é obrigado a votar, mas deverá comparecer às urnas para ajudar a escolher presidente da república, governador, deputados e senadores.