CREMERS

Busca rápidaX

MANCHETES

Municípios do Corede Noroeste Colonial realizam assembleias da Consulta Popular nesta semana

8 de junho de 2026

Os 11 municípios do Conselho Regional de Desenvolvimento – Corede – Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, vão realizar assembleias locais, quarta-feira, no mesmo horário, as 14 horas e 30 minutos, na sequência dos encaminhamentos da Consulta Popular desse ano. Cada Conselho Municipal de Desenvolvimento precisa definir local do encontro. A direção do Corede vai participar de forma online das assembleias. Com isso, o Conselho Regional de Desenvolvimento poderá dialogar com os municípios e vice-versa.

O presidente do Corede Noroeste Colonial, Nélson Thesing, ressalta que as comunidades já podem se mobilizar para que haja maior número de presença nos encontros, pois a cada 10 participantes na assembleia, o município terá direito à indicação de um delegado para defender demandas na assembleia regional que definirá os projetos que vão fazer parte da cédula de votação da Consulta Popular. Para as assembleias municipais, o Corede Noroeste Colonial encaminhará aos presidentes de Codemis ou Comudes o caderno de propostas com as ideias avaliadas tecnicamente pelas secretarias do governo gaúcho, agrupamento de propostas pertencentes ao mesmo programa, dentre outras questões. Não será aceita proposta que não esteja contemplada no caderno de propostas enviado pelo Corede Noroeste Colonial. Em Ijuí, a assembleia da Consulta Popular ocorrerá no salão Farroupilha da prefeitura, quarta-feira. 

E o Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial terá cinco projetos na cédula de votação da Consulta Popular desse ano. Os três projetos mais votados vão receber recursos financeiros do governo estadual no próximo ano. O valor para cada proposta aprovada será acertado na assembleia regional. No total, o Corede Noroeste Colonial tem direito a 1 milhão, 885 mil, 714 reais. A votação da Consulta Popular acontecerá de 20 a 26 de julho quando, de forma voluntária, eleitores poderão votar em projetos para receber verbas do Estado. Cada região terá projetos específicos.

Fonte: RPI
error: Conteúdo protegido!