Foto: : Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados/ CP O governo federal decidiu retirar o regime de urgência constitucional do projeto de lei que reduz a jornada de trabalho para 40 horas semanais e extingue a escala 6×1. A decisão, comunicada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), aos parlamentares nesta terça-feira (16), destrava as votações no plenário da Casa, que estavam bloqueadas desde 30 de maio.
A proposta do Executivo era o único item pautado para a tarde de hoje. O Palácio do Planalto resistia em retirar a urgência para manter a pressão sobre o Senado, que ainda não avançou com a PEC de mesmo teor aprovada pelos deputados em maio. Contudo, a insatisfação de Hugo Motta com o travamento das deliberações e a ameaça de votar a matéria imediatamente — o que contrariava os interesses governistas devido à falta de consenso sobre o texto forçaram o recuo do Planalto.
Com a retirada da urgência, o projeto do governo deixa de sobrestar a pauta. O relatório da matéria, elaborado pelo deputado Leo Prates (Republicanos-BA), deve ser apresentado em reunião de líderes para que a tramitação siga o rito ordinário, permitindo que a Câmara retome a votação de outras pautas prioritárias, como o projeto dos combustíveis.