Agricultores e lideranças de entidades do agronegócio prometem se mobilizar, hoje, já pela manhã, em vários municípios do Rio Grande do Sul como forma de pressão pelo avanço, no Congresso Nacional, do PL 5122/2023, que cria política de renegociação e quitação de dívidas rurais de produtores afetados por eventos climáticos e dificuldades econômicas. O pedido é que a matéria seja votada na próxima semana na Câmara dos Deputados, antes do recesso de julho dos parlamentares. A manifestação de hoje tem à frente, por exemplo, o grupo SOS Agro e a Aper – Associação dos Produtores e Empresários Rurais. A organização frisa que vai ser protesto pacífico. Se possível, os agricultores devem participar com trator ou demais máquinas agrícolas, inclusive se puderem levar produtos agrícolas para representar o trabalho rural.
Na região, estão confirmados movimentos de produtores, hoje, em Augusto Pestana, as 9 horas e 30 minutos, e em Jóia. Além disso, programação na praça da Panambi, a partir das 8 horas, com representantes de Condor e Pejuçara. São Luiz Gonzaga vai ter protesto das 9 as 16 horas, em frente ao Banco do Brasil, e Tupanciretã, a partir deste momento, as 7 horas, em frente ao Sicredi. Já em Guarani das Missões o ato vai ocorrer em frente ao Banco do Brasil, com presença de municípios vizinhos. Santiago, por sua vez, vai realizar protesto em apoio da aprovação do projeto de renegociação de dívidas rurais no auditório do Sindicato Rural. Programações semelhantes ocorrerão, hoje, em São Miguel das Missões, Quevedos, Tuparendi e Porto Mauá.