Ijuí recebe, de 4 a 6 de agosto, o 2º Encontro Gaúcho de Agropecuária Regenerativa, iniciativa que reúne produtores rurais, técnicos, pesquisadores e lideranças do agronegócio para discutir alternativas capazes de tornar os sistemas produtivos mais resilientes, eficientes e rentáveis.
Com o tema “Sistema Regenerativo: menor risco, maior rentabilidade”, o encontro propõe debates e troca de experiências sobre caminhos práticos para enfrentar os extremos climáticos, fortalecer a saúde do solo, reduzir custos de produção e diminuir a dependência de insumos.
A programação aborda temas como manejo regenerativo, saúde e biologia do solo, plantas de cobertura, integração lavoura-pecuária e estratégias de adaptação aos extremos climáticos.
A proposta é aproximar conhecimento técnico e experiência prática, apresentando soluções que possam ser aplicadas diretamente nas propriedades rurais. O sistema regenerativo busca melhorar a qualidade e a vitalidade do solo, ampliar a resiliência das lavouras e da pecuária e contribuir para uma maior estabilidade e rentabilidade no campo.
A primeira edição do encontro, realizada em 2025, reuniu produtores, pesquisadores e profissionais do setor em dois dias de atividades, com debates e experiências práticas voltadas aos desafios e às oportunidades da agropecuária regenerativa.
O evento também contribuiu para fortalecer uma comunidade de agricultores interessados em produzir regenerando o solo, aumentando a resiliência dos sistemas produtivos e buscando resultados econômicos sustentáveis no longo prazo.
O 2º Encontro Gaúcho de Agropecuária Regenerativa ocorre de 4 a 6 de agosto, no Sicredi, em Ijuí. A programação é destinada a produtores e profissionais que desejam ampliar conhecimentos e conhecer estratégias para enfrentar os desafios atuais e futuros da atividade agropecuária.
O quê: 2º Encontro Gaúcho de Agropecuária Regenerativa
Tema: Sistema Regenerativo: menor risco, maior rentabilidade
Quando: de 4 a 6 de agosto
Onde: Sicredi, em Ijuí
Público: produtores rurais, técnicos, pesquisadores, profissionais e lideranças do agronegócio