Foto: Rádio Progresso de Ijuí Na sessão do Legislativo de Ijuí desta segunda-feira, 10, os vereadores analisaram diversos projetos, sendo que parte das matérias foi encaminhada para as respectivas comissões para análise e parecer.
Entre os assuntos apreciados esteve o pedido de prorrogação, por mais 60 dias, dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Plano Diretor. A proposta, no entanto, foi rejeitada por 9 votos contra e 5 favoráveis, com duas ausências.
Com a decisão, os trabalhos da CPI, presidida pelo vereador Almiro Fortes, PL, não poderão ser estendidos pelo período solicitado. Ao comentar a decisão, Almiro Fortes afirmou que a rejeição da prorrogação não impede que, caso a CPI encerre suas atividades sem concluir a apuração de todos os fatos, seja solicitada a abertura de uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito para tratar do mesmo tema.
O vereador também lamentou, segundo sua avaliação, a existência de pressão sobre os integrantes da comissão para que os trabalhos sejam encerrados. Fortes classificou essa situação como uma possível forma de obstrução das atividades da CPI.
Durante a sessão, os vereadores também apresentaram diversas indicações relacionadas a demandas e temas de interesse da comunidade, encaminhando sugestões e reivindicações ao Poder Executivo e aos demais setores responsáveis.