Neste domingo à tarde vai acontecer a abertura da Semana Farroupilha em Ijuí. O ato vai ocorrer as 16 horas na praça da República, defronte o palanque oficial. No mencionado horário, haverá chegada da centelha da chama crioula que está no CTG Pousada dos Tropeiros, de vila Mauá, após ter sido transportada de Tupanciretã, onde ocorreu repasse para todos os municípios da 9ª Região Tradicionalista.
O ato de amanhã, em Ijuí, vai contar com a solenidade de abertura da programação, acendimento da pira na praça, por parte do tradicionalista, Paulo Renato Lemos, e repasse da centelha para CTGs e demais entidades. A distribuição da chama crioula vai ser feita por Volnei Kettenhuber, ex-presidente da Associação Tradicionalista Querência Gaúcha. Receberão a centelha, pela ordem, o Centro de Cultura Nativa Piazito Carreteiro, CTG Chão Batido, CTG Farroupilha, CTG Velho Vargas, Grupo de Folclore Chaleira Preta, Piquete Pousada dos Tropeiros, CTG Querência Xucra, Grupo de Folclore Fogo de Chão, CTG Avô Maragato, CTG Laureano Medeiros e Grupo de Arte Nativa Cabo Toco.
Essas mesmas entidades participarão do desfile de encerramento da Semana Farroupilha, no próximo dia 20, pela manhã na praça da República de Ijuí. Além disso, ao longo da semana se revezam na guarda da chama crioula, na praça da República. Das 15 horas deste domingo até as 7 horas de segunda-feira, a guarda fica sob responsabilidade do Piazito Carreteiro. A saída da centelha da chama crioula da vila Mauá vai acontecer as 6 horas deste domingo, com cavalgada. E juntamente com a abertura da Semana Farroupilha, amanhã à tarde, na praça da República, haverá demais atividades. Entre as atrações estão o Projeto Gaita Ponto, o Coração Tropeiro – Escola de Chula – e show musical As Maragatas.