CREMERS

Busca rápidaX

MANCHETES

Diretor executivo da Keltra destaca crescimento da empresa e fortalecimento do setor industrial de Ijuí

23 de setembro de 2026

O setor industrial de Ijuí vem ampliando sua participação na economia do município e apresentando crescimento na geração de empregos. Inserida nesse cenário, a Keltra, anteriormente conhecida como Hidroenergia, chega aos 38 anos de história com um novo posicionamento de marca e planos de ampliar sua presença nos mercados nacional e internacional.

Dados analisados pelo professor doutor em Desenvolvimento Regional Alceu Van Der Sand ajudam a dimensionar esse avanço da indústria local. Conforme o levantamento, a participação do setor no Valor Adicionado Bruto (VAB) de Ijuí passou de 11,27% em 2002 para 23,36% em 2020, mais que dobrando sua participação no período.

O mercado de trabalho também evidencia esse movimento. Com base em dados do Novo Caged, entre dezembro de 2020 e julho de 2026, a ocupação de mão de obra na indústria de Ijuí apresentou crescimento de 33,16%, enquanto o setor de serviços avançou 18,57%. Os números reforçam a maior presença da atividade industrial na dinâmica econômica de um município historicamente reconhecido pela força dos serviços, especialmente nas áreas de educação e saúde.

Em entrevista à Rádio Progresso, o diretor executivo da Keltra, Rafael Kieling, destacou a trajetória da empresa fundada por seu pai e explicou que a mudança de Hidroenergia para Keltra representa um reposicionamento estratégico, sem romper com a história construída ao longo de quase quatro décadas.

Fundada com atuação em projetos de automação e fabricação de turbinas e geradores para hidrelétricas, a empresa diversificou suas operações e atualmente mantém atuação em cerca de 10 países, incluindo Argentina, Peru, Colômbia, Equador, República Dominicana, Guatemala, Honduras e Japão.

A nova fase da Keltra contempla diferentes frentes de atuação, entre elas infraestrutura e obras hidráulicas, com fabricação de comportas, válvulas, grades e equipamentos para controle de água; automação de fontes de energia, incluindo projetos ligados às áreas eólica, solar, biomassa, sucroalcooleira e biodiesel; e soluções destinadas a parques industriais e subestações, com painéis de comando, distribuição e transmissão de energia.

Outro reflexo da presença da indústria na economia de Ijuí está na geração de oportunidades profissionais. A Keltra conta atualmente com 243 colaboradores, entre engenheiros, administradores, soldadores, torneiros, montadores e eletrotécnicos.

Segundo a empresa, entre 80% e 90% dos profissionais são de Ijuí e da região, muitos deles formados em escolas técnicas e universidades locais. Ao mesmo tempo, o crescimento das atividades industriais aumenta a procura por trabalhadores especializados, tornando a qualificação profissional um dos principais desafios para a continuidade da expansão.

A necessidade de formação de mão de obra também aparece na análise de Alceu Van Der Sand sobre o desenvolvimento industrial do município. O avanço do setor exige participação das instituições de ensino e do Sistema S na capacitação profissional, além de investimentos em áreas como infraestrutura e logística.

Nesse contexto, a expansão da Keltra representa um exemplo do movimento observado no setor industrial de Ijuí. Ao ampliar mercados, diversificar atividades e manter uma parcela significativa de sua mão de obra vinculada à região, a empresa acompanha uma indústria que vem conquistando maior espaço na economia municipal.

A Keltra informou ainda que está com vagas de emprego abertas para diferentes funções. Os interessados podem consultar os requisitos e cadastrar seus currículos por meio das redes sociais e dos canais oficiais da empresa.

Fonte: Rádio Progresso


erro: Conteúdo protegido!