A rede municipal de saúde de Ijuí segue registrando uma demanda elevada, embora o movimento tenha diminuído em relação ao pico observado durante o inverno. Em recente entrevista à Rádio Progresso, o secretário municipal de Saúde, Márcio Strassburger, afirmou que o município ainda acompanha um volume expressivo de pacientes nas unidades básicas, na UPA e nos demais serviços.
Segundo o secretário, somente as unidades básicas de saúde registraram mais de 24 mil atendimentos em agosto. Considerando toda a rede municipal, foram aproximadamente 50 mil atendimentos no mês.
Strassburger explica que, com a transição do inverno para a primavera, também ocorre uma mudança no perfil dos problemas de saúde mais frequentes. Os quadros respiratórios que tiveram maior incidência durante os meses frios dão lugar, gradualmente, a doenças e sintomas de origem alérgica, comuns nesta época do ano.
Apesar da redução em relação ao movimento registrado no final de junho e durante julho, o secretário afirma que a rede ainda trabalha com uma demanda significativa. “Não é aquele volume que atendemos em julho, mas não estamos folgados”, afirmou.
O secretário também avaliou os primeiros meses de funcionamento do Pronto Atendimento do Hospital Bom Pastor, que passou a receber parte dos pacientes encaminhados pela rede pública. Segundo Strassburger, a nova estrutura já possibilitou melhorias no fluxo de pacientes atendidos pela UPA, principalmente nos casos clínicos que necessitam de internação. Com o encaminhamento desses pacientes ao Bom Pastor, houve redução do tempo de permanência em algumas situações.
O secretário, no entanto, afirma que ainda existem desafios na rede, especialmente para pacientes que precisam de leitos especializados ou transferência para outras instituições. A avaliação da Secretaria de Saúde é de que o novo serviço ainda está em processo de consolidação, mas já apresenta mudanças positivas no funcionamento dos fluxos de atendimento.