CREMERS

Busca rápidaX

MANCHETES

Problemas foram pontuais no 2º turno das eleições em Ijuí e região

26 de outubro de 2026

No município de Saldanha Marinho, segundo a Promotoria Eleitoral da 115ª Zona Eleitoral, com sede em Panambi, um eleitor fez registro fotográfico do voto e publicou em redes sociais, ontem, durante o segundo turnos das eleições gerais do Brasil. O Promotor, Daniel Mationi, disse que vão ser tomadas providências, com investigação para encaminhamento à Justiça Eleitoral.

Na 155ª Zona Eleitoral, sediada em Augusto Pestana, também com abrangência em Jóia, não houve problemas com urnas eletrônicas ou eleitores no pleito. Já dentre os seis municípios da 23ª Zona Eleitoral, com sede em Ijuí, o segundo turno de votação da eleição geral do país foi mais tranquilo que o primeiro turno, na avaliação da chefe do Cartório Eleitoral de Ijuí, Sônia Reinke.

Ela frisou que houve algumas ausências de mesários em seções eleitorais, porém, nenhum presidente faltoso, diferente da votação dia 4 de outubro. Diante disso, o trabalho ficou mais calmo, pois o presidente é quem leva o material e o caderno de votação. Sônia Reinke ainda observou que nesse segundo turno ocorreu registro de falta, especialmente, de secretários de seções, no entanto, em locais onde não existem muitos eleitores e que puderam funcionar com três pessoas. Apenas uma urna eletrônica, na 23ª Zona Eleitoral, teve problema na bobina, ou seja, onde acontece impressão dos relatórios de votação, mas foi trocado e ficou em operação.

Estado

A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul registrou 51 ocorrências relacionadas às eleições entre a manhã de sábado e as 19 horas de ontem. Entre os registros estão nove ocorrências de outros crimes eleitorais, oito de propaganda irregular, seis de desobediência a ordens da Justiça Eleitoral e seis casos de boca de urna. Também foram contabilizadas ocorrências de desordem, violação do sigilo do voto, lesões corporais, danos a equipamentos de votação e transporte ilegal de eleitores. Na região, Tenente Portela registrou uma ocorrência de outros crimes eleitorais, Santa Rosa teve um caso de desobediência às ordens da Justiça Eleitoral e Palmeira das Missões contabilizou uma ocorrência de concentração ilegal de eleitores. Os registros incluem ainda casos de porte ilegal de arma em local de votação, ameaça para obtenção de voto e acidente de trânsito.

Fonte: RPI
erro: Conteúdo protegido!