A procura pela vacina contra meningite têm aumentado consideravelmente em Ijuí, afirma a coordenadora do programa municipal de Imunizações, Salester Ruver. Segundo ela, após os óbitos confirmados pela doença no Estado, muitos adolescentes foram até as salas de vacinas, assim como pais buscam informações sobre a carteira de vacinação dos filhos, para saber se a mesma está atualizada.
A Rede Pública Municipal de Saúde de Ijuí disponibiliza da vacina Meningocócica C, tipo mais comum. Ela está disponível em todas as 14 sala de vacinas de Ijuí, para bebês e adolescentes. De acordo com a enfermeira e coordenadora, os recém-nascidos precisam tomar três doses da vacina, com três meses, cinco meses e um ano. Já os adolescentes que podem recebe-lá gratuitamente, são os de 11 anos até 14 anos, 11 meses e 29 dias. Os jovens já vacinados quando crianças podem fazer um reforço de dose. Já os que não foram vacinados, receberão uma dose única.
A coordenadora enfatiza a importância da prevenção de doenças com as vacinas. “É necessário manter as carteiras de vacinação atualizadas, para prevenir problemas posteriores, como é o caso da vacina contra o HPV”, salienta. Segundo Salester, é necessária a vacinação contra o HPV pelas meninas a partir dos 9 anos e pelos meninos a partir dos 11. “Infelizmente muitos não se vacinam, tendo em vista, muitas vezes a religião, pois os pais acham que está atrelado ao início da vida sexual, quando uma coisa não tem nada a ver com a outra”, lamenta.
A Secretaria municipal de Saúde Ijuí está com o abastecimento normal das doses contra meningite. Para realizar a vacinação, é necessário ter em mãos o Cartão Sus. Quem tiver a carteira de vacinação, deve levá-la também.