O primeiro dia da Fenii deste ano, que transcorreu ontem, recebeu cerca de 7 mil e 500 pessoas. O presidente do evento e secretário de Desenvolvimento Econômico de Ijuí, Antônio Tambara, disse que a organização ficou satisfeita com o público de ontem que esteve no parque Wanderley Burmann.
O acesso à Feira de Negócios da Indústria de Ijuí é gratuito. A programação termina domingo. Antônio Tambara frisa que ontem também houve bom retorno do público e dos expositores quanto à estrutura de Fenii.
Hoje os pavilhões abrirão para visitação e negócios às 17 horas. Antes, às 13 e 30, haverá seminário regional de artesanato, na Casa do Produtor, com o tema geral “Artesão em Foco”. Às 13 horas e 45 minutos o seminário vai abordar assunto sobre “Artesão em Foco e Legislação”, com a coordenadora do Programa Gaúcho do Artesanato, Marlene Garcia; e a coordenadora de artesanato da Emater, Ivanir Santos.
Já às 14 e 30 a temática vai ser sobre “Artesão e a Previdência Social”, com a representante da agência do INSS de Ijuí, Clair Gutknecht. Às 15 e 15 os participantes terão noções sobre artesanato, associativismo e cooperativismo, com o professor da Unijuí, Pedro Büttenbender, e a equipe da unidade de cooperativismo da Emater.
Ainda em relação à Fenii, às 19 e 30 de hoje, haverá jantar nas casas Espanhola, Italiana e Holandesa, também na sede do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Ijuí. Às 20 horas a banda San Marino vai se apresentar no Palco das Etnias. Os pavilhões fecharão às 22 horas. A Fenii conta com participação de 220 indústrias.
Também transcorre a Fecolônia e café colonial, feira do artesanato, cavalo crioulo, imobiliárias, viveiristas, floricultores, orquidófilos, também Mostra de Artes, esporte, cultura e lazer. Hoje a Fecolônia vai funcionar das 17 horas e 30 minutos às 22 horas. Já a exposição de veículos antigos vai ocorrer sábado e domingo, próximo ao pórtico de acesso do parque Wanderley Burmann.