Busca rápidaX


MANCHETES

Secretário se licencia para propor que revólver calibre 38 faça parte da pilcha do gaúcho

5 de agosto de 2019

Nesta terça-feira (6) o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ruy Irigaray, reassume sua cadeira como titular na Assembleia Legislataiva para cumprir uma série de compromissos parlamentares, dentre eles o protocolo de projetos de lei. 

Entre as propostas está a que acrescenta o revólver calibre 38 como artigo facultativo da pilcha. Justificativa: “Devido à toda a história do gaúcho com as armas de fogo”. 

Ruy Irigaray também vai propor um projeto para proibir qualquer comemoração, homenagem a personalidades ou datas alusivas ao comunismo, vetando ainda qualquer financiamento público a essas comemorações.

Veja abaixo a lista de projetos que serão protocolados pelo parlamentar.

  1. Projeto de lei que Institui o Programa de Vídeo Monitoramento Colaborativo – O programa de vídeo monitoramento colaborativo, tem por objetivo que empresas e e pessoas jurídicas de direito privado possam disponibilizar o espelhamento de seus sistemas de segurança externo para a Secretária de Segurança Pública.
  2. Dia Estadual do Atirador Desportivo – Em homenagem a Guilherme Paraense e todos os atiradores gaúchos, primeiro medalhista de ouro olímpico brasileiro.
  3. Dia Estadual do Vigilante – Em homenagem aos bravos homens e mulheres que atuam nos servidos de segurança privada.
  4. Empreendedorismo e inovação nas escolas – Inclui a matéria de empreendedorismo e inovação nas escolas, possibilitando que jovens possam se conectar com empresas, e startups antes do começo de sua vida profissional.
  5. Acrescenta o Revólver calibre 38 como artigo facultativo da “Pilcha Gaúcha” – Devido a toda a história do gaúcho com as armas de fogo, o PL acrescenta o revólver calibre 38 como artigo facultativo da “Pilcha Gaúcha”.
  6. Segurança armado nas Escolas – Obriga que as escolas privadas tenham funcionário de segurança  armado, com porte velado, em suas dependências, para rápida resposta a qualquer incidente nas mediações.
  7. Proíbe comemorações comunistas no âmbito público do Rio Grande do Sul – Fica vedado qualquer comemoração, homenagem a personalidades ou datas alusivas ao comunismo, e suas atrocidades. Fica vetado o financiamento público dessas comemorações.
  8. Inclui os Guardas Municipais no sistema do IPE-SAUDE – Entendendo que os guardas municipais são uma extensão e complementação do sistema público estadual de segurança, o projeto de lei inclui os mesmo na categoria optativa do IPE-SAUDE.
  9. Vigilantes poderão usar seu tempo de serviço como critério de desempate em concurso da brigada militar – Os vigilantes poderão agregar seu tempo de servido privado como critério de desempate em concurso da Brigada Militar, aproveitando sua experiência.
  10. Institui o Programa de Incentivo ao Turismo da Secretaria de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul  – PROTUR – Modifica a lei do Sistema Estadual de Apoio e Incentivo a Políticas Estratégicas do Estado, modernizando e adicionado uma série de novos dispositivos que possibilitem a inovação e expansão do turismo no RS.
Fonte: Radio Progresso de Ijuí com informações da Assembleia Legislativa.