Busca rápidaX

Lançado e assinado edital do Desafio Requalificação da Avenida Pinheiro Machado

21 de agosto de 2019

O prefeito de Ijuí, Valdir Heck, e o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Sérgio Correa, participaram no início da tarde de ontem (20), da cerimônia que marcou o lançamento e assinatura do Edital de Inovação e Requalificação da Avenida Pinheiro Machado, em Ijuí.

O ato contou com a participação de integrantes da reitoria da Unijuí e professores e alunos dos cursos envolvidos com a iniciativa: Arquitetura e Urbanismo, Design e Engenharia Civil, conta também com o apoio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica, da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) e da União das Etnias (Ueti).

De acordo com o edital, podem participar da iniciativa estudantes regularmente matriculados em um dos cursos envolvidos com a proposta de trabalho, com interesse em buscar soluções específicas para a requalificação da Avenida Pinheiro Machado. O desafio se desenvolverá no período de agosto a outubro deste ano, com ações pontuais previstas no cronograma de trabalho e regras estabelecidas. A equipe vencedora será premiada no dia 19 de outubro, data de aniversário do município, em local e horário a serem definidos. O valor da premiação é de R$ 5.000.

Na oportunidade, o prefeito Valdir Heck destacou a importância da iniciativa. “Eu, enquanto prefeito, fico feliz, porque é a comunidade que se une, a comunidade que se ajuda”, disse. A associação de ideias somada à possibilidade de realização, é o que faz, seguramente, a diferença: abstrair do conhecimento de mais gente, aquilo que mais nos convém em relação a esse projeto”, pontuou. Na mesma linha seguiu o vice-reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão, Fernando Gonzáles. “Só é possível lançar esse desafio pela forte possibilidade de trabalhar em conjunto Ueti, ACI, Universidade e Poder Executivo”, disse.

Por fim, a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, falou sobre a iniciativa. Ela lembrou a década de 80 quando Ijuí tomou uma decisão e, para ela, uma das frases mais emblemáticas disso: Se Ijuí queria ser reconhecida como uma cidade que tinha uma universidade ou como uma cidade universitária. Esse momento, para ela, revela exatamente o caminho escolhido. “Para isso (ser uma cidade universitária), Ijuí nós temos que materializar esse tipo de projeto, ou seja, a universidade não vai fazer a materialização, ele organiza o projeto, e o Poder Público define como estratégia política e o empresariado, as outras entidades se agregam, e tomam a decisão, pensando no cidadão”, sintetizou, acrescentando o envolvimento de instituições com diferentes funções que se reúnem para atuar colaborativamente.