Busca rápidaX

MANCHETES

Encontro de Bases Samu reúne equipes de 20 municípios em Ijuí

26 de agosto de 2019

Iniciou na manhã desta segunda-feira (26) o 3º Encontro de Bases Samu – Certificação 2019, na casa do produtor rural no Parque de Exposições Wanderley Burmann, em Ijuí. O evento, que segue até amanhã, reúne equipes de 20 municípios e marca a conclusão da capacitação de 200 horas iniciada em 2018.

O prefeito Valdir Heck, o secretário de Saúde, Josias de Abreu Pinheiro, o coordenador do Serviço Municipal de Urgência e Emergência, enfermeiro Edegar Moi, e a coordenadora do Curso de Enfermagem da Unijuí, professora Marinez Koller Pettenon, participaram nesta manhã da cerimônia de abertura.

Para o prefeito Valdir Heck, as profissões ligadas à área da saúde impõem permanente desafio. “Não é tarefa fácil lidar com a vida dos outros. Cada um com suas avaliações, suas inquietações e suas compreensões, que muitas vezes se contrapõem àquilo que profissionalmente deve ser feito e para o que foram preparados”, afirmou Valdir Heck.

Essas capacitações são pré-requisito para os profissionais atuarem nas unidades de Serviço de Atendimento Móvel no Estado do Rio Grande do Sul e, o município de Ijuí, segundo o coordenador Edegar Moi, é o primeiro município da região, a concluir a capacitação 200h. Em encontros semanais, as equipes tiveram a oportunidade de participar de oficinas teóricas e práticas de atendimento ao trauma e atendimento clínico pré-hospitalar. “O nosso objetivo é fazer com que o nosso serviço cada vez mais tenha representatividade, respeito, e que possam, sim, salvar vidas e fazer com que todos nós estejamos inseridos no processo de cuidado”, pontuou.

A representante da Unijuí destacou a importância desses encontros e, parabenizou o município de Ijuí pela iniciativa. “Parabenizo ao Poder Executivo por abrir este espaço e a Secretaria de Saúde que é parceria dessa rede de urgência e emergência e quão importante é o trabalho de vocês (equipes presentes ao evento) que estão na linha de frente no salvamento das vidas nas diferentes tarefas do cotidiano de vocês que está sempre ligado com tragédia, catástrofes, sofrimentos, perdas de vidas. Que bom que esse grupo consegue fazer capacitações”, ressaltou Marinez Pettenon.