Busca rápidaX

Corede Noroeste Colonial terá pontos de votação itinerante para Consulta Popular

2 de setembro de 2019

Se o valor destinado pelo governo gaúcho para a Consulta Popular deste ano não é tão expressivo, pelo menos há negociação para que o Executivo estadual pague cerca de 30 milhões de reais em atraso do mesmo processo.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, Nélson Thesing, se o Estado não quitar o valor atrasado neste ano, haverá inclusão do montante no orçamento de 2020 do governo gaúcho.

Para 2019, o governo Eduardo Leite disponibiliza 20 milhões de reais à Consulta Popular. O Corede Noroeste Colonial tem direito a 628 mil, 571 reais. O valor deste ano também precisa ser pago em 2020.

A votação da Consulta Popular de 2019 vai ocorrer de quarta a sexta-feira desta semana. Na ocasião, de maneira voluntária, os eleitores poderão votar em projetos para receber recursos do Estado. No Corede Noroeste Colonial, abrangência de 11 municípios, a lista de votação vai ter três projetos, ou seja, nas áreas de micro e pequenas empresas, desenvolvimento da agropecuária e qualidade da água.

Os eleitores poderão votar, por exemplo, pelo site consultapopular.rs.gov.br. As prefeituras de Bozano, Augusto Pestana, Catuípe, Nova Ramada, Jóia, Condor, Coronel Barros e Pejuçara já anunciaram que disponibilizarão computadores para a população votar. Ainda nesses municípios vários outros órgãos públicos terão acesso à votação.

Em Ijuí, a votação na Consulta Popular poderá ser feita, por exemplo, na ACI, Sindilojas, Hospital Bom Pastor, Apae, Coordenadoria Regional de Educação, bombeiros e ambulatórios. Outra possibilidade de votação vai ser por aplicativos a serem levados às comunidades por integrantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento. Também vai ser possível votar por meio de mensagem de texto via celular.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí