Busca rápidaX


Ijuí lidera índice de geração de empregos na região em 2019

12 de novembro de 2019

O ano de 2019 tem sido bastante positivo na geração de empregos formais em Ijuí. Segundo dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego, o Caged, da Secretaria do Trabalho, houve a criação de 399 vagas formais de emprego no município de janeiro a setembro deste ano.

O índice é evidenciado pelo número maior de admissões em relação às demissões formalizadas pelas empresas ijuienses no período. Desde o início do ano, houve 6.023 demissões contra 6.422 pessoas contratadas, conforme o Caged.

É o melhor resultado para ano entre os principais municípios da macrorregião. Em Santa Rosa, de janeiro a setembro, as demissões superaram as admissões em 105, resultado parecido com o de Cruz Alta, onde houve o fechamento de 103 postos de trabalho formal nos primeiros nove meses do ano.

Por outro lado, em Santo Ângelo o Caged aponta para a criação de 195 vagas formais de emprego de janeiro a setembro, e em Panambi o saldo positivo foi de 355 postos de trabalho em 2019.

No caso de Ijuí, somente em setembro o saldo positivo foi de 82 vagas de trabalho formais. O segmento de serviços foi, sozinho, responsável por 70 novos postos de trabalho em setembro.

Melhores resultados

O setor de prestação de serviços segue como a principal atividade econômica de Ijuí no quesito empregabilidade formal. De janeiro a setembro, o saldo positivo de empregos nesse segmento é de 319 vagas de trabalho.

Logo a seguir vem a indústria de transformação, que segue em bom ritmo de contratações no ano. Ao todo, o número de admissões superou em 128 o total de demissões no período.

O comércio segue em queda no número de postos de trabalho. De acordo com o Caged, no ano foram fechadas 93 vagas de trabalho, sendo 64 postos a menos no comércio atacadista e 23 vagas fechadas no comércio varejista.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí.