As medidas propostas no pacote de reforma do RS apresentado pelo Governo Estadual apresentam uma concepção equivocada de desenvolvimento, na visão do Deputado Estadual Jeferson Fernandes (PT).
Em entrevista à RPI nesta manhã, o parlamentar manifestou sua indignação quanto as regras que afetam o magistério. Segundo o político, o atual governo está agindo ao contrário do que deveria ser feito, fazendo referência ao fato de Eduardo Leite mandar fechar escolas e não promover nenhuma campanha de sensibilização aos jovens que estão fora dos educandários e das universidades.
De acordo com Jeferson Fernandes, o atual governador faz “tudo pela economia” sem estudar a fundo os impactos das medidas. “O que ele não contabiliza é que toda vez que uma escola fecha, necessariamente é preciso abrir um presídio, porque crianças sem ensino adequado inevitavelmente vão cair num mundo oposto ao da boa educação”, ao afirmar que nenhuma nação no mundo se desenvolveu sem investir na educação.
Fernandes afirma que o projeto de reforma do RS tramita em regime de urgência na Assembleia Legislativa, e que 30 dias após o protocolo do projeto a pauta começa a ser trancada, ou seja, nenhuma outra proposta pode ser votada. Neste sentido, Fernandes acredita que até a segunda quinzena de dezembro o plenário conclua as votações.