Busca rápidaX

Centro de Bem Estar Animal de Ijuí ainda não tem data para inauguração

26 de novembro de 2019

O Ministério da Saúde aprovou na última semana, a destinação de R$ 100 mil  reais  do Deputado  Federal Bohn Gass para o  município de Ijuí adquirir equipamentos para qualificar a prestação de serviços do Centro de Bem Estar Animal. No entanto, o espaço que vai substituir o canil municipal, ainda não está em funcionamento.

O Poder Executivo atua desde o início do ano, na criação do centro, localizado no antigo prédio da Fapagro, BR 285. Mais de R$ 150 mil reais já foram investidos em reformas e compra de equipamentos, contudo, a inauguração do espaço vem sendo adiada há meses. A reportagem da RPI entrou em contato nesta manhã com o secretário do Meio Ambiente de Ijuí, Antenor Weiller, que pediu até amanhã (27) para dar seu posicionamento sobre a data de abertura do local.

O canil de Ijuí não está em funcionamento desde o primeiro semestre do ano, quando após muitas polêmicas, o espaço que operava junto ao depósito municipal de resíduos, teve de ser fechado. Questionado para onde os animais encontrados na rua estão sendo encaminhados, o secretário do Meio Ambiente afirma que existem duas visões antagônicas: uma, do Ministério Público, que defende que os animais de rua devam permanecer nas vias públicas porque ali é o lugar deles.

A outra perspectiva é das ONGs de proteção aos animais, que acreditam que qualquer cachorro encontrado na rua deva ser recolhido.

O secretário afirma que atualmente, somente são retirados aqueles cachorros que foram atropelados ou precisam de algum cuidado especial. Segundo Antenor, nesse caso, por não haver um espaço adequado, os animais são acolhidos pelos próprios funcionários do Executivo, que os encaminham às clínicas e posteriormente à adoção.  Porém, na visão do secretário, em Ijuí é muito baixo o número de animais abandonados. Ele salienta ainda, que o canil municipal foi fechado por uma decisão judicial, e não por desejo do Executivo.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí