Em virtude das altas temperaturas, os caos de afogamento no estado também têm aumentado. No último domingo, quatro casos foram registrados na região central do Rio Grande do Sul.
Preocupados com essas situações, o corpo de Bombeiros de Ijuí fez alerta para as famílias, em entrevista na manhã de hoje (16) na rádio Progresso.
O comandante do pelotão de bombeiros da cidade, Tenente Roberto, afirmou que o maior número de afogamentos tem como vítimas homens adultos. Dentro dessa perspectiva, ele ressaltou que as pessoas que sabem nadar também são maioria entre os afogados.
O comandante alertou para o perigo da associação do álcool com banhos de piscina, rios ou mares. Reforçou ainda a importância de buscar locais com guarda-vidas. Para quem vai para o Litoral, a orientação é observar as bandeiras e localizar as guaritas.
Além disso, ele não recomenda entrar no mar após às 18h. Em relação às crianças, os cuidados devem ser redobrados, conforme o bombeiro. Para evitar os casos em que a pessoa que socorre também se afogue, o Tenente Roberto afirmou que o ideal, em caso de emergência, é jogar para dentro do rio ou piscina um objeto que fique sob a água como galho. A ação de se jogar na água para tentar salvar a pessoa é a menos recomendada.
Ele reforçou ainda a importância de manter piscinas cercadas em casa, para evitar que crianças caiam e se afoguem.