O Partido Progressista de Ijuí é outra sigla com importantes definições previstas para este mês de março. No dia 11 termina o prazo definido pelo partido para a entrega dos cargos no governo municipal, após decisão do diretório que deliberou por candidatura própria nas eleições de outubro.
Internamente, a expectativa é de que muitos correligionários não devem deixar seus cargos. Nessa situação, eles estarão sujeitos a sanções que incluem até a expulsão da sigla. Porém, o diretório municipal só repassará os casos à direção estadual do PP, que é quem tomará as decisões caso a caso. Atualmente, o PP tem dois pré-candidatos a prefeito: o vereador Andrei Cossetin e o atual vice-prefeito, Valdir Zardin. A única definição é de que, independentemente do nome, o partido terá candidato próprio.
A decisão sobre o candidato ocorrerá, provavelmente, em uma pré-convenção marcada para o início de abril. Se tanto Andrei Cossetin quanto Valdir Zardin estiverem dispostos a concorrer, haverá votação entre os integrantes do diretório. Nesta ocasião, também haverá o lançamento da pré-candidatura do PP à prefeitura, em evento que terá a presença de autoridades estaduais e nacionais.