A BPW Ijuí, uma organização internacional sem fins lucrativos que promove o empoderamento econômico, social e político das mulheres, buscando a igualdade de gênero através do desenvolvimento profissional, liderança e participação feminina ativa em diversas esferas da sociedade, estará promovendo dias 18 e 19 de setembro o 1o Congresso de Saúde. O evento será no Salão de Atos da Unijuí com uma série de palestras.
A presidente da BPW local, Mary Fenzke Bottcher, disse que baseado no ponto que estamos vivendo mais, foi pensado em debater este tema com a comunidade, evidenciando o tema voltado ao envelhecimento. Lembrou que este viver mais significa também que é necessário cuidar da saúde, na mente e do corpo.
Com este objetivo é que o congresso de saúde foi organizado para trazer à Ijuí profissionais de várias áreas, que falarão sobre temas diversos voltados ao cuidado com a saúde. A abertura do evento será quinta-feira as 18 horas, seguido de palestra sobre violência silenciosa: Quando o abuso psicológico adoece o corpo e a mente.
Na noite de quinta, manhã e tarde de sexta-feira, dias 18 e 19, serão proferidas várias palestras voltadas a saúde como um todo. A vice-presidente da BPW, Magda Szulczewski disse que o evento integra ações voltadas a saúde física e mental.
A diretora executiva do Hospital Bom Pastor, Rosane Schiavo, destacou a importante atuação da BPW na realização do congresso. Lembrou dos projetos que a instituição desenvolve voltadas a saúde mental. Citou que este será um momento único que a comunidade poderá participar de forma gratuita.
Frisou ainda que os profissionais irão atuar com uma linguagem acessível, onde todos poderão adquirir conhecimentos e sanar suas dúvidas sobre todos os temas abordados.