Hospitais lotados, pacientes aguardando leitos de UTI’s e falta de medicamentos. Esta é a triste realidade enfrentada pelos profissionais de saúde no momento mais difícil da Pandemia de Coronavírus.
Entrevistada pela Rádio Progresso nesta Quarta Feira(24) a médica Mariele Zardin, da direção técnica do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), relatou o seu olhar neste momento crítico. Segundo ela, não é a abertura ou o fechamento das atividades comerciais que ditaram o ritmo do contágio da Covid-19 e sim, a incapacidade de cada um ter consciência em seguir protocolos básicos que evitam o contágio.
Ela ressalta que o distanciamento entre as pessoas e a utilização de máscaras e itens de higiene como o álcool em gel, reduz significativamente o risco de ser infectado pelo vírus. ‘Não vejo uma redução a curto prazo no número de internações, infelizmente’, relatou.
A médica ressaltou ainda que o esgotamento dos profissionais de saúde é uma realidade difícil que não se sabe até quando suportarão tão elevada carga de trabalho.