Articulador do Movimento Étnico em Ijuí, o professor Adelar Francisco Baggio, em entrevista à RPI, destacou pontos importantes no desenvolvimento cultural do município e região. Um dos principais assuntos debatidos foi sobre a primeira edição da ExpoFest e a participação dos grupos étnicos em eventos em outras cidades.
Ijuí receberá a 2ª edição da Assembleia Geral da IOV, organização mundial que lida com Artes Populares e Folclore, sendo este um evento que antecede o Encontro Internacional sediado nos Emirados Árabes em novembro. Na oportunidade, vários artistas virão ao município para participar da ExpoFest. “Será uma discussão grande sobre etnografia, cultura e o futuro das artes populares”, disse Baggio sobre o evento.
O município também receberá uma Deputada do Parlamento Europeu, em comitiva com o Ministério de Cultura da Letônia, em ocasião que contará com diversas autoridades. Para isso, visitas em localidades descendentes da cultura leta estarão acontecendo, como a Linha 11 e Centro Cultural leto no Parque de Exposições. “Durante a visita ao Brasil, eles ainda terão a oportunidade de conhecer as Ruínas de São Miguel e manter contato com a população indígena, o que para eles, é pouco comum, é raro”, destacou o professor.
“A visão de Ijuí para fora do município é destacada positivamente pela pujança e desenvolvimento, a cultura é uma porta aberta”, comentou Baggio sobre o que em ouvido da Capital das Etnias de autoridades em eventos que participa fora do município. Um dos destaques foi a participação de nove grupos no 1º Festival do Folclore em Campina das Missões no último sábado, 28.