Busca rápidaX

Abertas inscrições para curso gratuito de Guia de Turismo

9 de julho de 2024

Uma parceria regional entre o Serviço Nacional do Comércio (Senac) de Ijuí, a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo de Ijuí (Smect) e a Região Turística Águas, Culturas e Sabores (Região ACS) foi firmada visando desenvolver o turismo regional. A iniciativa é baseada na oferta gratuita de vagas para o curso de Guia de Turismo, através do Programa Senac de Gratuidade (PSG).

Com a oferta pelo Senac à Smect ijuiense e com extensão à Região ACS, será possível que interessados dos 11 municípios da Região Turística possam se qualificar no setor. O curso terá duração de 12 meses e será totalmente EaD. Para poder participar é preciso ter 17 anos completos no ato da matrícula (sendo que menores de idade precisarão informar os dados de um responsável financeiro no ato da inscrição) e ter concluído ou estar cursando o 2º ano do ensino médio. Além disso, é exigido que o interessado resida no Rio Grande do Sul e tenha renda familiar per capita mensal não superior a dois salários-mínimos federal.

As inscrições podem ser feitas pelo site ead.senac.br/gratuito/ ou diretamente no Senac Ijuí até o dia 18 de julho. Mais informações também podem ser buscadas pelo contato (55) 9 9166-3422. Na região, serão oferecidas 30 vagas.

A formalização da parceria aconteceu em reunião entre gestores e responsáveis pelo turismo nos 11 municípios da Região ACS, ocorrida na tarde desta segunda-feira (08), com a participação do diretor do Senac Ijuí, Paulo Krüger; do turismólogo de Ijuí, Vanilson Silveira; da interlocutora Regional de Turismo, Rita Nicoletti; e demais gestores, secretários, coordenadores e integrantes do setor de turismo das 11 cidades da Região ACS.

A formação visa capacitar o aluno a ser profissional responsável pela recepção, condução, orientação e assistência de pessoas ou grupos durante translado, passeios, visitas e viagens em âmbito local, regional e nacional. O aluno também sairá capacitado para informar os visitantes sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos da região, além de apresentar e organizar roteiros e itinerários turísticos, considerando os interesses e necessidades dos visitantes.

Fonte: Amuplam