O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu o prazo para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) solicitarem a reaplicação das provas perdidas devido a problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas.
Prazo de Solicitação: De segunda-feira (17) até as 12h da próxima sexta-feira (21), no horário de Brasília.
Data da Reaplicação: Dias 16 e 17 de dezembro.
Quem pode solicitar: Candidatos que se sentiram prejudicados por falta de energia, fatores externos ou problemas logísticos que comprometeram a visibilidade da prova, e aqueles acometidos por doenças infectocontagiosas (incluindo Covid-19, sarampo, influenza, entre outras listadas no edital).
Restrição: Haverá apenas uma reaplicação do ENEM.
A solicitação deve ser feita exclusivamente pela Página do Participante, no site do Inep, utilizando o login Gov.br. Para a análise, o candidato deve inserir um documento legível, em língua portuguesa, que comprove a condição que motivou a perda da prova na data do exame. Cada caso será analisado individualmente pelo Inep.Os inscritos farão a prova somente do dia em que a participação foi inviabilizada. A reaplicação é garantida, por exemplo, aos candidatos de cidades afetadas por desastres naturais, como os de Rio Bonito do Iguaçu (PR), onde o ENEM foi suspenso após um tornado.