A programação da abertura oficial da colheita do milho no Rio Grande do Sul, referente à atual safra, está confirmada para amanhã e sexta-feira em Santo Ângelo. Amanhã à noite haverá jantar/palestra no Sindicato Rural santoangelense, com início às 19 horas e 30 minutos.
Na ocasião acontece palestra sobre as perspectivas do milho no Brasil, a cargo do ex-ministro da Agricultura e atual presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho, Alysson Paolinelli. Já o ato de abertura da colheita do milho está marcado para às 10 horas de sexta-feira, na fazenda AJ Moreno, no distrito Sossego.
O governador gaúcho, Eduardo Leite, deve estar presente, além de outras autoridades. O presidente da Apromilho – Associação de Produtores de Milho do Rio Grande do Sul – Ricardo Meneghetti, destaca que a programação em Santo Ângelo também visa unir as áreas que fazem parte da cadeia do milho, ou seja, produtores, cerealistas, também segmentos de aves e suínos.
O debate tem objetivo de mudar um pouco a queda no plantio do cereal no Rio Grande do Sul. Ricardo Meneghetti observa que na atual safra já houve pequeno incremento de cultivo de milho, com área entre 730 e 750 mil hectares para grãos, e em torno de 350 mil hectares destinados à silagem.