A abertura da Semana Farroupilha em Ijuí vai acontecer neste sábado, 13, às 17 horas, na praça da República. No mencionado horário vai chegar a chama crioula, que está no Grupo de Folclore Chaleira Preta. No mesmo ato, os CTGs e entidades tradicionalistas ijuienses receberão a centelha da chama para comemorações da Semana Farroupilha.
Receberão a chama, pela ordem, o Grupo de Arte Nativa Cabo Toco, Centro de Cultura Nativa Piazito Carreteiro, CTG Chão Batido, CTG Clube Farroupilha, CTG Velho Vargas, Grupo de Folclore Chaleira Preta, Piquete Pousada dos Tropeiros, CTG Querência Xucra, Grupo de Folclore Fogo de Chão, CTG Avô Maragato e CTG Laureano Medeiros. Essa vai ser a mesma ordem do desfile de cavaleiros, no término da Semana Farroupilha na Colmeia do Trabalho, no próximo dia 20, pela manhã, na rua Benjamin Constant. As mesmas entidades também participarão do desfile cultural, porém, com roteiro um pouco diferenciado em relação ao desfile de cavaleiros. Essas 11 entidades são filiadas à Associação Tradicionalista Querência Gaúcha de Ijuí – ATQG.
O recebimento da chama e acendimento na pira da praça da República, amanhã, vai ficar a cargo de Katerine Peripolli Dias. Já a distribuição da chama vai ser feita por Gelvane Aguiar Souza. A alocução cívica vai ocorre por parte de Giomar Feltraco, o Bica. O presidente da ATQG, Volnei Ketenhuber, frisa que a saída da chama crioula do Grupo de Folclore Chaleira Preta vai ocorrer às 16 horas deste sábado e vai ser conduzida por Elton Eickhoff, que coordenou a cavalgada da busca da centelha em 15 de Novembro. Também participarão os cavaleiros da mesma cavalgada.
A chama crioula para a Semana Farroupilha desse ano foi gerada, para Todo Rio Grande do Sul, em Caxias do Sul, onde também foi feito repasse da centelha para as regiões tradicionalistas. A 9ª Região Tradicionalista, que congrega 22 municípios da região de Ijuí, deslocou a centelha através de cavalarianos de Caxias até o município de 15 de Novembro.
Em 15 de Novembro, os municípios da 9ª Região Tradicionalista receberam a centelha. Referente a Ijuí, cavalarianos fizeram deslocamento do município da região do Alto Jacuí até a Colmeia do Trabalho, onde a chama foi deixada no Grupo de Folclore Chaleira Preta. Na praça da República de Ijuí, defronte a prefeitura, já está implantado o galpão crioulo. No local, as entidades tradicionalistas realizarão programações durante a Semana Farroupilha, inclusive com comercialização de alimentos e bebidas, no mesmo momento em que farão a guarda da chama crioula na pira da praça.