O Rio Grande do Sul registrou, em abril de 2025, os menores índices de criminalidade desde o início da série histórica, em 2010. Os dados, divulgados hoje (13), pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), reforçam a melhora contínua nos indicadores de segurança.
Houve queda de 67% nos crimes de latrocínio, com apenas uma ocorrência registrada no mês. Os homicídios dolosos diminuíram 33%, passando de 117 para 78 vítimas. Já os crimes violentos letais intencionais caíram 20%, totalizando 111 casos. Os crimes contra o patrimônio também apresentaram retração. Não houve ocorrências bancárias no período.
Os roubos em transportes coletivos caíram 46%, enquanto os roubos a pedestres tiveram redução de 34%. Os abigeatos caíram 17%, os roubos de veículos diminuíram 12% e os crimes contra estabelecimentos comerciais recuaram 37%.
A única alta foi nos feminicídios, com dez casos registrados durante o feriado de Páscoa. Ainda assim, o mês de abril foi o mais seguro em 15 anos no RS, reflexo da atuação integrada do Estado no combate ao crime.