Busca rápidaX


MANCHETES

Acadêmicos da graduação da Unijuí se prepararam para intercâmbio na Europa

12 de julho de 2024

O Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí promoveu, na tarde de ontem, reunião para orientar os estudantes que vão fazer intercâmbio neste segundo semestre em instituições de ensino superior de Portugal, Letônia e Polônia. O encontro contou com a participação dos acadêmicos e familiares, que receberam informações e dicas sobre o período que passarão em território europeu. 

Neste semestre, para o intercâmbio em Portugal, na Universidade do Porto, vão as estudantes Nathallie Appel dos Santos e Helen Luiza Bledow Rozin, do curso de Medicina, enquanto que para o Instituto Politécnico de Leiria vão os acadêmicos Matheus Jurak Sanaiotto, de Ciência da Computação; Arthur Zimmermann Pacheco, do curso de Enfermagem; e Alana Parcianelo Lago Fonseca, do curso de Psicologia. 

Para a Polônia, a estudante Assuscena Baldissera Heck, do curso de Direito, vai fazer intercâmbio na Universidade Marie Curie Sklodowska. Já para a Letônia, na Universidade de Liepaja, vão a acadêmica do curso de Letras, Fernanda Isabel Krindges, e o estudante do curso de Engenharia de Software, Bernardo Spaniol Engelmann. Os últimos dois vão para o intercâmbio a partir da cooperação com financiamento do Programa Erasmus+, do governo Europeu. Eles são os primeiros estudantes a irem para intercâmbio na Letônia

Entre as informações, a assessora de Relações Internacionais, Vanderléia de Andrade Haiski, repassou detalhes sobre documentação necessária, segurança, seguro de saúde, além de características culturais de cada país, como são as aulas em cada universidade, contato com professores e como se portar em cada local. Os acadêmicos também receberam dicas sobre alimentação e outras informações pertinentes aos locais para onde vão. As instruções também foram repassadas pela professora Angélica Moreira, que esteve presente no encontro. 

O vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, parabenizou a todos os estudantes pela iniciativa de buscarem estudar na Europa e se aperfeiçoarem. “Para a Unijuí é importante, pois contribui para levar o nosso selo ao exterior. Todos serão nossos representantes lá fora e ficamos muito contentes com isso. Todos terão a responsabilidade, também, de participar das aulas, de aprender e trazer conhecimento de lá”, destaca. 

O vice-reitor também comenta que os estudantes devem aproveitar ao máximo a experiência, criar laços, contatos e conhecer a cultura e a história local, uma vez que isso poderá ser muito importante para a carreira de todos os estudantes. Ao final do encontro, todos assinaram um Termo de Compromisso. Eles embarcam para a Europa entre agosto e setembro. Alguns ficarão um semestre, enquanto outros vão ficar um ano.  

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Unijuí