A Associação dos Catadores de Ijuí (ACATA), recebeu doação de uma geladeira frost free, um fogão, uma jarra elétrica e uma cafeteira, na manhã desta terça-feira, 27. Antes, uma água gelada para os dias mais quentes só era possível para as oito catadoras e um catador, caso levassem congelada de casa, ou pedissem aos vizinhos da associação. A iniciativa da doação é do vereador Paulo Braga (PDT), membros da Seicho-no-ie, iniciativa privada e Secretaria de Meio Ambiente.
A sede da associação passa por obras há cinco meses e já conta com piso intertravado, rede de esgoto canalizada, muro construído e ampliação do galpão. “Estamos trabalhando na reforma de maneira que a atividade não pare, já que a população não para de produzir lixo e os trabalhadores não podem pausar as atividades”, explicou o secretário de meio ambiente, Yuri Pilissão, que reforçou o compromisso da administração em propiciar um ambiente de trabalho melhor aos catadores e a importância da colaboração dos demais setores da sociedade. “Essa parceria é muito importante, pois conseguimos fornecer um ambiente melhor para os trabalhadores”.
Paulo Braga foi além da mobilização para possibilitar a doação. Ele auxiliou na venda de uma rifa, produziu e vendeu bolachas e ainda complementou o valor que faltou para a aquisição dos eletrodomésticos doados. “Fico muito feliz por poder ajudar essas guerreiras, que trabalham todos os dias, realizando trabalhos braçais, já que a maioria é mulher, e que não tinham sequer uma água gelada para beber. Saio daqui emocionado com a felicidade delas”, comemorou.
A catadora Nadir Vieira Trindade classificou a doação como ‘benção de Deus’. “Que Deus abençoe essas pessoas, que nos deram esses presentes. Antes nosso fogão só tinha uma boca funcionando, agora até uma cafeteira temos aqui. Viu, que chique?”, brincou.