O acidente registrado na ERS-342 entre Boa Vista do Cadeado e Cruz Alta foi ocasionado por embriaguez ao volante, de acordo com o boletim de ocorrência registrado pela Brigada Militar após o fato.
De acordo com o registro, o primeiro teste, realizado por volta das 20h30min, apontou 0,94 miligramas de álcool por litro de ar expelido (mg/l). Após, o homem foi conduzido até o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) para atendimento médico, onde fez o teste de contra prova por volta das 23h, apresentando 0,72 mg/l.
Ainda segundo a versão das autoridades, o acidente aconteceu após o motorista do Uno ter invadido a pista contrária. Ele transitava no sentido Ijuí-Cruz Alta. Diante do resultado dos testes, o homem foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para registro do flagrante. O delegado plantonista arbitrou fiança de um salário mínimo que foi paga e o homem liberado.
Porém, ele irá responder pelo crime de direção sem habilitação, já que o condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação.