No mês de dezembro, entre outras cores no calendário anual da saúde, é evidenciada a cor vermelha na mobilização contra o HIV/Aids, ação instituída em lei federal desde 2017. Em Bozano, o Dezembro Vermelho de luta contra essas e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), também está sendo trabalhado pela equipe da Saúde.
Conforme os profissionais, há anos o município oferece continuamente e de forma gratuita os testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Agora, no mês especial, essas ofertas são intensificadas, visando reforçar a importância da prevenção e dos cuidados.
Importante ressaltar, que graças aos tratamentos e ao avanço da medicina e dos fármacos, o diagnóstico de Aids deixou de ser uma sentença de morte. Inclusive, no Brasil, 92% das pessoas em tratamento contra o HIV já atingiram o estágio de estarem indetectáveis, ou seja, estado em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter a qualidade de vida sem manifestar os sintomas da Aids. “Essa conquista se deve ao fortalecimento das ações do Ministério da Saúde para ampliar a oferta do melhor tratamento disponível para o HIV, com a incorporação de medicamentos de primeira linha para tratar os pacientes”, reforçam os profissionais da Saúde bozanenses.
Caso tenha dúvidas sobre os serviços da Secretaria Municipal da Saúde de Bozano, espacialmente sobre a realização dos testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, compareça para conversar com a equipe técnica ou entre em contato pelo telefone/whatsapp (55) 9.8405-5201.
Busque mais informações nos canais confiáveis, abaixo algumas fontes de informações
Secretaria Estadual da Saúde – https://saude.rs.gov.br/ist-aids
Ministério da Saúde – https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/aids-hiv
Médicos Sem Fronteiras – https://www.msf.org.br/noticias/sete-perguntas-e-respostas-sobre-o-hiv-aids/?gad_source=1&gclid=EAIaIQobChMItKTnis-JigMVZC5ECB3i8RM6EAAYASAAEgIYAfD_BwE
Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) – https://unaids.org.br/