Somente no último final de semana, mais de nove casos de afogamento foram registrados no Rio Grande do Sul. Um deles aconteceu em Ijuí, e vitimou um jovem de 19 anos que desapareceu nas águas do Rio Potiribu, nas proximidades da ERS-155, região conhecida como cascata da Usina Velha. O corpo foi localizado na tarde do dia seguinte. O ijuiense faz parte de uma triste estatística: 15 pessoas morrem diariamente por afogamento no Brasil. O dado foi confirmado hoje (12) em entrevista ao programa Rádio Ligado, pelo 1° Tenente Anderson Geier, comandante do Pelotão de Bombeiros Militar de Ijuí.
As vítimas que morreram por afogamento no estado no último final de semana tinham entre 13 e 49 anos. Além de Ijuí, as ocorrências foram registradas em São Luiz Gonzaga, Caxias do Sul, Jaguarão, Pelotas, Imbé e Osório.
Na entrevista desta manhã, o comandante do Corpo de Bombeiros de Ijuí compartilhou dicas importantes de segurança pra quem frequenta locais como rios, barragens e piscinas. Orientou sobre como as pessoas devem proceder ao presenciar uma situação de afogamento e falou sobre o trabalho e preparação do corpo de bombeiros para a alta temporada de verão em relação à prevenção de afogamentos.
Ouça abaixo a entrevista completa: