Busca rápidaX

MANCHETES

Agendas de Brito em Panambi agilizam propostas de Irrigação destinadas às pequenas propriedades

29 de junho de 2024

Etapa de um novo marco no processo de irrigação do Estado foi realizada, em Panambi, durante encontro proposto pela Presidência da ALRS, e que reuniu Badesul, cooperativa e empresas. Em audiência, ontem, 28, com a participação de Adolfo Brito, Germano Döwich, presidente da Cotripal, lideranças e dirigentes locais, o vice-presidente do Badesul, Flávio Lammel, apresentou uma proposta de apoio à irrigação e ao cooperativismo a partir de uma linha de crédito.

O primeiro passo prevê a participação do produtor rural e da cooperativa, junto ao fabricante de equipamentos – como pivôs -, para a definição do projeto. Depois, o agricultor solicita o financiamento ao Badesul, que autoriza e repassa o valor ao fabricante, com taxa de juros fixa de 6% a.a. até 10,5% a.a., com prazo de carência de, no máximo, 3 anos e de amortização de 10 anos.

O objetivo do banco é alocar recursos – R$ 25 milhões na primeira fase – tendo a cooperativa como credora e garantidora dos investimentos na pequena propriedade da Agricultura Familiar. “É uma política do Governo do Estado financiar o pequeno. E neste ano o presidente Brito traz o tema para ampla discussão”, reconheceu Lammel após a explanação da ideia.

A proposta foi concebida em debates sobre Reservação de água, irrigação e piscicultura realizados no mês de abril, em Sobradinho. O presidente da Cotripal assegurou que a irrigação é “um seguro” para quem produz. “É o que a gente almejava há muito tempo, trazer uma instituição financeira para ajudar nesta questão”, expressou Döwich.

“Há o interesse muito grande da própria cooperativa em participar desta proposta demonstrada hoje. A Cotripal tem seis mil associados em 15 municípios. Inclusive, as lideranças querem trazer um seminário do tema da gestão aqui para Panambi”, disse Brito.

Durante o roteiro pelo interior gaúcho, o chefe do Legislativo, acompanhado pelo diretor do FDDR, Altenir Rodrigues, e por assessores, realizou visita ao grupo Fockink, onde foi recebido pelo CEO da empresa, George Vital da Silva, e pelos prefeitos Daniel Hinnah, de Panambi, e Valmir Land, de Condor. A indústria é fabricante de pivôs e estruturas irrigatórias.

“As alternativas propostas devem acontecer sem prejudicar os recursos naturais, por isso mesmo também estamos alinhados com a Secretaria de Meio Ambiente”, ponderou o deputado, ao finalizar a série de agendas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e AL/RS