Busca rápidaX

MANCHETES

Agricultor de Ijuí espera bom resultado com safra de girassol

18 de dezembro de 2025

Considerada uma produção alternativa na agricultura da região, o girassol pode ser uma outra fonte de renda entre o final e início de ano, além das tradicionais culturas de soja e milho para a época. Em Ijuí, o maior e talvez único produtor de girassol é Valdir Zardin, ex-vice-prefeito e ex-secretário municipal de Desenvolvimento Rural.

Nesta safra, ele cultivou 130 hectares na localidade de Capão Bonito, distrito de Mauá. Zardin explica que é girassol da variedade confeiteiro, destinado a alimentação humana, por exemplo, em hotéis e restaurantes, até como forma de petiscos. No momento, a planta está em maturação. A colheita deve acontecer entre o natal e 15 de janeiro.

Valdir Zardin ressalta que o rendimento histórico está entre 25 e 41 sacas por hectare. Porém, para a atual safra ele frisa que é difícil indicar qual vai ser a produtividade, pois depende como foi a fecundação dos grãos e a qualidade das amêndoas. Pela aparência das plantas acredita num rendimento ao redor de 33 sacas por hectare. Ainda observa que a comercialização do girassol ocorre para as principais capitais do Brasil, por exemplo, São Paulo, Pernambuco, Curitiba e Fortaleza.

Fonte: RPI