Alguns agricultores do assentamento 31 de Maio, interior de Jóia, bloquearam, no final da noite de ontem, o trânsito de um caminhão transportador de leite, da empresa Latvida, com sede no município gaúcho de Estrela. Um dos agricultores, Gilberto Carlos Rabuske, disse para a RPI que existe atraso no pagamento do leite para maioria dos produtores dessa região de Jóia desde o mês passado. O caminhão parado em Jóia está carregado de leite.
No entanto, nesta manhã o proprietário da Latvida, Rui Sulszbach, comentou para a Progresso que o atraso na quitação do leite aos agricultores é de apenas dois dias e o pagamento foi efetuado hoje pela manhã. Ele explicou que o leite recolhido no mês é pago até o dia 15 do mês seguinte, ou seja, referente a julho a quitação ocorre no momento.
Além disso, Rui Sulzbach salientou que a Latvida teve problemas devido à enchente de maio deste ano, como a interrupção do recolhimento do leite, visto pontes que foram destruídas, também falta de energia elétrica, na sede, em Estrela. Sulzbach frisou que 70% dos funcionários da Latvida perderam tudo na enchente, o que também impactou a gestão do empreendimento.