Busca rápidaX


MANCHETES

Agricultores da região têm acesso a novas tecnologias de trigo para grão, pastagem e silagem

24 de abril de 2023

Novas tecnologias em sementes de trigo ajudam os agricultores a obter melhor rendimento ou cereal mais resistente a problemas climáticos. O atual período é de plantio do trigo destinado a pastagem. Já no próximo mês vai começar o momento para cultivo de trigo silagem e grão.

O doutor em Zootecnia, Luiz Gonzaga do Amaral Neto, supervisor comercial da Biotrigo Genética, de Passo Fundo, explica que a quebra na produção de milho deste ano em razão da estiagem torna ainda mais necessário investir no trigo para silagem para que os produtores não tenham falta desse material para alimentar os animais.

A Biotrigo possui lançamentos de sementes, por exemplo, trigo que pode produzir de 20 a 35 toneladas de matéria verde para silagem por hectare e com metade do custo em relação à área de milho. Geralmente o inverno é um período de mais chuva que outras épocas do ano, o que auxilia na produção de volumosos para alimentação animal, segundo o Zootecnista.

Luiz Gonzaga do Amaral Neto alerta que os agricultores não podem ficar dependentes apenas de uma cultura para produzir alimentos aos animais, no caso o milho, pois se acontecem perdas, como em 2023, ocorrem problemas. Em relação a trigo para pastagem, o representante da Biotrigo disse que existem variedades com possibilidade de plantio até final de agosto, o que ajuda os agricultores que desejam implantar lavouras de verão no cedo.

Ontem pela manhã, Luiz Gonzaga do Amaral Neto ampliou esses temas durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. Hoje, a partir das 22 horas, o Progresso Rural vai ser reprisado no Companhia da Noite. Abaixo, o Progresso Rural de ontem.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí