Com objetivo de reduzir os prejuízos causados pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul, o governo estadual desenvolve o programa Agrofamília, lançado quinta-feira passada. A iniciativa é para a agricultura familiar.
Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, disse que além das recentes chuvas, os produtores sofrem com as consequências das estiagens dos últimos anos o que compromete, por exemplo, a capacidade dos agricultores pagar os financiamentos.
O investimento é de 201 milhões e 200 mil reais. Haverá compra de leite de cooperativas da agricultura familiar e somente de quem não importa o produto, até para valorizar a produção gaúcha. Santini comentou que a aquisição do leite vai ocorrer em todo Estado, mas repassado para alimentação de crianças inscritas no Cadastro Único, dos municípios em situação de calamidade pública em virtude das enxurradas.
Serão 112 milhões de reais somente nesta área. Na mesma entrevista na Progresso, o secretário de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul esclareceu que o Agrofamília reserva bônus financeiro para produtores de leite, com recurso concedido na contratação das linhas de crédito nesse novo plano safra. A partir da segunda quinzena de agosto, os produtores poderão acessar o programa diretamente nas agências do Banrisul.
Além disso, existe montante de 15 mil a 50 mil reais para agroindústrias familiares, ainda dinheiro para o público de 16 a 29 anos, valores entre 10 mil e 25 mil reais, e bônus adimplência de 80% no financiamento, a fim de que os jovens implantem projetos produtivos.
O programa ainda concede subsídio de 100% da parcela da tecnologia transgênica das sementes do Programa Troca-Troca, Safra 24/25, etapa 1, perdão da dívida da parcela de 20 de junho deste ano da semente Troca Troca de milho e sorgo, também ampliação do bônus adimplência, de 30 para 90%, dos contratos de financiamento do programa de fomento ao cultivo de pastagens para alimentação animal. Ronaldo Santini ainda esclareceu, na RPI, que a partir desta semana os editais e formulários das diferentes linhas do programa Agrofamília estarão disponíveis no site sdr.rs.gov.br.