Busca rápidaX

MANCHETES

Agricultura de Ijuí e região começa ampliar uso de drones

28 de abril de 2025

O uso de drones na agricultura começa a ter ampliação em Ijuí e região. Agricultores podem optar por essa tecnologia para aplicar defensivos agrícolas, espalhar semente ou adubo nas lavouras. O proprietário da empresa ijuiense Agro Atlas, Izidro Cabrera, ressalta que o drone apresenta alguns benefícios em relação aos tradicionais maquinários utilizados pelos produtores, por exemplo, uso em relevo mais acidentado, onde fica difícil operar com trator, e menos amassamento das culturas. No caso de pulverização, outra vantagem é que o drone possibilita menor dano ambiental, com mais controle da deriva, ou seja, evitar que o defensivo atinja outras plantações.

Na média, cada equipamento pode pulverizar cerca de 8 hectares por hora. Já em relação à distribuição de sementes ou fertilizantes, a área fica em torno de 10 hectares. Isso porque, no que se refere a defensivos, é preciso respeitar certos horários e condição do vento, como ocorre com os tradicionais maquinários.

Ontem, às 6 horas e 30 minutos, Izidro Cabrera falou mais sobre drones na agricultura durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. O proprietário da Agro Atlas também comentou que a tecnologia pode ser utilizada em soja, trigo, milho, canola, cevada, enfim todas as culturas da região, além de áreas de subsistência, como mandioca, ainda na produção de árvores, por exemplo, eucaliptos e oliveiras. Antes de utilizar o drone no trabalho com defensivos, sementes ou fertilizantes, é feito mapeamento aéreo da lavoura para maior precisão do serviço.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!