Busca rápidaX


MANCHETES

Agricultura familiar da região de Ijuí deverá ser beneficiada com volta do Programa de Aquisição de Alimentos

10 de abril de 2023

Agricultores familiares e entidades vão ter acesso, novamente, ao PAA – Programa de Aquisição de Alimentos – relançado no final do mês passado pelo governo federal. O coordenador geral substituto do escritório do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul, Igor Teixeira, explica que a iniciativa é uma política de estímulo à agricultura familiar e também vai servir para combater a insegurança nutricional.

Para este ano, a União vai destinar cerca de 500 milhões de reais ao PAA. Através do programa, pequenos produtores, associações ou cooperativas de agricultores familiares, poderão vender alimentos para os governos federal, estadual ou prefeituras que, após, repassarão para o público atendido pela assistência social, ou seja, famílias carentes do ponto de vista financeiro.

Ontem pela manhã, Igor Teixeira ampliou o assunto durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. Também destacou que o PAA abrange um grande conjunto de alimentos que a agricultura familiar poderá vender, por exemplo, hortaliças, grãos, produtos minimamente processados, carnes e alimentos da agricultura familiar.

O coordenador geral substituto do escritório do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul, ainda observa que uma das formas de acesso ao PAA vai ser por intermédio da apresentação de propostas de venda de alimentos, possivelmente através de editais da União. Outra alternativa vai se referir aos termos de adesão, também com dinheiro do governo federal. Nesse último caso, as prefeituras, por exemplo, poderão pleitear verbas da União para comprar alimentos da agricultura familiar, nos próprios municípios, e atender a população assistencial. Abaixo, confira o Progresso Rural na íntegra.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí