O pavilhão da agricultura familiar da Expointer é um dos locais mais movimentados da feira que acontece até domingo no parque Assis Brasil, em Esteio. A agroindústria Scheer, localizada na comunidade de Marmeleiro, Augusto Pestana, participa do evento.
O proprietário, Clóvis Scheer, disse para a RPI que as vendas de produtos estão iguais ou até superior à Expointer do ano passado. Comentou que havia receio de comercialização mais tímida, visto as recentes enchentes e chuvas que prejudicaram o Estado. Porém, mesmo assim, há bom público e vendas, especialmente de rapaduras. A agroindústria Scheer também comercializa, na feira em Esteio, melado e açúcar mascavo.
Quem também está presente na Expointer é a agroindústria Camponês, do assentamento Simão Bolívar, interior de Jóia. O proprietário, Edenir Valsoler, também informou boas vendas até o momento, inclusive acima das expectativas. Na feira em Esteio, a Camponês realiza lançamento de dois queijos, conforme Edenir, muito bem aceito pelo público.
Ele observa que a falta de funcionamento do aeroporto Salgado Filho, fechado em razão dos estragos das enchentes, prejudicam a presença de público de outros Estados na Expointer, mesmo assim, constata bom fluxo de pessoas no stand da agroindústria. A Camponês também vende doce de leite, manteiga e sorvetes.
Da mesma forma, está na Expointer a agroindústria Fioresi, de Tupanciretã. A proprietária, Andressa Fioresi, enfatizou que as vendas melhoram em relação aos primeiros momentos da feira. A agroindústria vende salame e demais produtos da área suína.