O Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer reúne 456 empreendimentos de 196 municípios gaúchos. São 356 agroindústrias, 70 estandes de artesanato e 30 de flores, plantas e mudas. Ijuí e região têm agroindústrias na feira, que acontece até domingo em Esteio.
De Jóia está presente a Agroindústria e Sorvetes Camponês, que trabalham também na área de queijos. O proprietário do empreendimento, Edemir Valsoler, disse para a RPI que espera para esses três últimos dias maior movimento, como é comum em feiras mais longas. Ainda observa que a comercialização está boa. (Abaixo, áudio Edemir)
A agroindústria Fioresi, de Tupanciretã, por sua vez, área de embutidos, entende que clientes já tradicionais ajudam a manter vendas, conforme Andressa Fioresi. (Abaixo, áudio Andressa).
Já a agroindústria Rapaduras Scheer, do interior de Augusto Pestana, que comercializa melado e demais produtos com amendoim e nozes, registra bom movimento de público e vendas, segundo Clóvis Scheer. (Abaixo, áudio Clóvis).
Quem também está na Expointer é a Imasa, indústria ijuiense de plantadeiras. E o Pavilhão da Agricultura Familiar da 48ª Expointer conheceu, ontem, os vencedores do 13º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar. Ao todo, 232 produtos concorreram em 16 categorias. No segmento de mel, o apiário Dapper, de Três Passos, ficou em segundo lugar. Na área de doce de leite, a primeira posição foi para a agroindústria DahRê, de Salvador das Missões.