Um dos destaques da Expointer desse ano, que terminou ontem, em Esteio, a agricultura familiar, teve participação de Ijuí e região, cujos participantes também constataram vendas expressivas. Uma das agroindústrias foi e Terra Missioneira, de Coronel Barros, que atua na área de geleias e pães com fermentação natural de batatinha.
A proprietária, Tiana Hintz, disse nessa manhã para a RPI que a comercialização durante a feira em Esteio significou boa porcentagem das vendas desse mês para a agroindústria. Além disso, foi possível prospectar novos clientes e ter a experiência do que pode ser melhorado para futuras Expointer, até pelo fato que foi a primeira vez que a Terra Missioneira esteve no evento na Expointer. ( Abaixo, Sonora Tiana).
Tiana Hintz ainda observou a parceria entre os expositores do pavilhão da agricultura familiar na Expointer, com ajuda mútua. Citou que uma agroindústria no stand vizinho comercializou de 400 a 450 cucas por dia. O Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer reuniu 456 empreendimentos de 196 municípios gaúchos.
Outras agroindústrias de Ijuí e região integraram a Expointer. De Ijuí esteve presente a agroindústrias Krawechuka, área de embutidos; de Augusto Pestana, o Alambique Bel Vedere, com cachaça, e a Rapaduras Scheer, área de melado e demais produtos com amendoim e nozes; de Jóia, as agroindústrias Fruto do Campo, segmento de mandioca e chips artesanais; Recanto da Terra, com geleias e conservas; também Agroindústria e Sorvetes Camponês, que trabalham também na área de queijos. Ainda esteve na Expointer a agroindústria Fioresi, de Tupanciretã, segmento de embutidos. No total, as vendas da agricultura familiar da Expointer de 2025 totalizaram R$ 13,6 milhões, R$ 2,8 milhões a mais que ano passado.