Busca rápidaX

Agroindústrias familiares ganham espaço em feiras no Rio Grande do Sul

11 de setembro de 2025
Foto: Luis Roberto Fernandes/RPI

Na manhã desta quinta-feira, 11, Erni Breitenbach, agrônomo da Emater-RS, conversou com a Rádio Progresso de Ijuí sobre o crescimento da participação de agroindústrias familiares em feiras do Rio Grande do Sul, destacando a Expointer e eventos locais como a Fecolônia.

Durante a Expointer 2025, foram confirmados 456 expositores, vindos de 196 municípios gaúchos, para o Pavilhão da Agricultura Familiar. Um novo recorde para o espaço. Dessas iniciativas, 355 eram agroindústrias familiares, cerca de 78% do total de expositores. As vendas no pavilhão cresceram cerca de 25% em comparação à edição anterior.

Segundo Breitenbach, nas feiras regionais “os pavilhões da agricultura familiar têm ganhado bastante destaque”. Ele apontou que, inicialmente, muitas famílias utilizam a agroindústria como complemento da renda familiar, mas que com o tempo ela se torna sua principal fonte de rendimento. Ele também explicou que a Emater atua diretamente na formação dessas agroindústrias, apoiando desde a organização até aspectos de regularização.

Em Ijuí, a Fecolônia – Feira Estadual da Agroindústria Colonial – tem sido um ponto de encontro mensal dessas famílias produtoras. Entretanto, Breitenbach informou que, em setembro, a Fecolônia não será realizada, devido a concorrência de datas com outras feiras e a Semana Farroupilha.

Ele disse que a feira participará de eventos como a Feicat, em Panambi, ExpoColorado, em Colorado, Fenatrigo em Cruz Alta, e que a edição de outubro acontecerá na Expofest Ijuí, no Pavilhão 5, com aproximadamente 45 espaços ao lado do antigo parque de diversões, reunindo cerca de 50 agroindústrias. O número exato de expositores de Ijuí será divulgado nos próximos dias, mas ele estima que mais de dez participarão, com todos os que se inscreverem.

Breitenbach também salientou que, no estado, há uma diversidade de perfis entre os produtores mas que a agroindústria familiar surge como uma oportunidade de segmento produtivo para todos, inclusive com vistas à sucessão familiar. Ele disse que Emater está presente para auxiliar em processos de regularização, formação técnica e estruturação.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!