Busca rápidaX

MANCHETES

Agroindústrias na Expofest apresentam variedade e qualidade nos produtos

16 de outubro de 2023

Com grande variedade de produtos, as agroindústrias são bastante procuradas na Expofest Ijuí, que acontece até o próximo dia 22 no parque Wanderley Burmann. O pavilhão das agroindústrias está situado ao lado do parque de diversões e funciona durante os horários da feira. A diversificação é bastante ampla, por exemplo, comercialização de panificados, geleias, rapaduras, melado, mel, sucos, embutidos, queijo, dentre outros. O local também tem presença do artesanato rural, viveiros e floricultura.

Ontem pela manhã, a participação das agroindústrias na Expofest foi tema de entrevistas no programa Progresso Rural da RPI. Um dos entrevistados foi o proprietário da agroindústria Scheer, localizada em Marmeleiro, interior de Augusto Pestana. Clóvis José Scheer destacou a produção de rapaduras, amendoim e melado, trabalho feito pela família, mas já com geração de emprego, visto a demanda por mercadorias. Além de atender o mercado regional, a agroindústria Scheer vende a produção para o Estado do Mato Grosso.

Quem também participou do Progresso Rural, ontem, foi o presidente da Associação dos Apicultores de Ijuí, Aldair Cossetin. A entidade comercializa na Expofest, além de mel, própolis e outros derivados. Com 32 associados, a associação contabiliza média de 30 a 35 toneladas de mel por ano. Se acrescentar a produção de não sócios, Ijuí chega a cerca de 50 toneladas anualmente.

Cossetin destacou a necessidade do poder público dar mais atenção para compra do mel a fim de inserir na merenda escolar, ainda questões do clima que influência no trabalho das abelhas. Exemplo é o período atual, em que o excesso de chuva prejudica muito a produção de mel, pois dificulta a formação de flores.

Outras agroindústrias que participaram ontem da programação da Progresso foram a Camponês, de Jóia, e Fioresi, de Tupanciretã. Igor Vassoler, da agroindústria Camponês, enfatizou a produção de queijos, nata e manteiga, que estão à venda na feira ijuiense.

Já Andressa Fioresi, da agroindústria Fioresi, destacou a confecção de embutidos, premiações recebidas na Expointer, ampliação de mercado no Rio Grande do Sul, além do atendimento à legislação que é bastante rígida para a mencionada produção.

Também o Progresso Rural ouviu Aliete Gabriel, proprietária da agroindústria Produtos Coloniais Gabriel, do município de Monte Belo do Sul, na serra gaúcha. A produção é de geleia, chimia e doces em calda. A propriedade tem oito hectares de uva e utiliza mais de 30 espécies de frutas para produzir os alimentos. Desse total, a agroindústria compra apenas o abacaxi. As demais frutas são da própria propriedade. O Progresso Rural vai ser reprisado hoje, a partir das 22 horas, no programa Companhia da Noite da RPI. Abaixo, confira entrevistas com as agroindústrias.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí