A diversidade de agroindústrias é uma das marcas da agricultura familiar em Ijuí e região. Os alimentos e produtos podem ser adquiridos diretamente nas propriedades, em estabelecimentos comerciais ou em feiras. Uma vez por mês, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí realiza feira de agroindústrias na rua 14 de Julho, defronte à própria entidade.
Na última quarta-feira, 13, houve nova edição do evento. A agroindústria Camponês, do assentamento Simão Bolivar, de Jóia, esteve presente. Uma das proprietárias, Marleise Valsoler, disse que a agroindústria existe desde 2011 e atua na produção de queijos, sorvete e iogurte.
Marleise esclarece que a maior produção é de queijos, inclusive com receitas especiais, o que resultou em várias premiações, por exemplo, na Expointer. Há queijos que ficam mais de um ano em maturação. Existem queijos misturados com salame, clorofila verde, nozes, alho e manjericão, muitos com receita autorial, ou seja, criação exclusiva da propriedade. Tem, inclusive, queijo maturado em madeira de araucária e com carvão vegetal.
Marleise Valsoler comenta que logo após serem assentados em Jóia, em 2006, a família começou com a confecção de queijos, através de leite produzido na própria propriedade e com divulgação e venda na vizinhança. Agora, a agroindústria Camponês compra leite de cinco propriedades, visto crescimento do negócio. Há queijos vendidos até para outras regiões do Brasil, por exemplo, Florianópolis, São Paulo e Minas Gerais.
A renda da propriedade de 9,6 hectares é oriunda da agroindústria. Já o iogurte também produzido é comercializado para merenda escolar. Domingo, 17, mais detalhes da agroindústria Camponês foram divulgados no programa Progresso Rural da RPI, as 6 horas e 30 minutos.
E o Progresso Rural também ouviu outras duas agroindústrias. Uma delas é a Belezas do Campo, localizada na vila Santana, interior de Ijuí. A proprietária, Lenir Rochinheski, vai explicar que a agroindústria iniciou com produção de artesanato em porongos, há cerca de 15 anos. Após, foram incluídas plantas exóticas, ainda frutas de tamanho, cores e sabores diferenciados, como pêssego e tomate. Tudo isso é comercializado, também, em feiras de Ijuí e região.
Também participou do Progresso Rural, domingo pela manhã, Grazieli Martini, da agroindústria Martini, situada na Linha 7 Norte, Ijuí. A produção é de panificados, tudo através dela e da mãe. São produzidos pães, cucas e bolachas, com destaque para o pão de milho. Os pães também são vendidos para merenda escolar de educandários estaduais.